Bem-vindos! Sou Noemí Cedillo Gordillo, professora de português. Este é um blogue que pretende reunir recursos didáticos para o ensino de Português como Língua Estrangeira. Podem utilizar (e partilhar) o que quiserem.

viernes, 4 de mayo de 2012

PIADAS COM PRETÉRITO PERFEITO SIMPLES



Bom dia! Esta atividade funcionou muito bem na aula e gostaria de partilhá-la. Consiste em diferentes piadas com verbos em Pretérito Perfeito Simples. Cada aluno tem uma piada diferente; preenche os espaços com os verbos e depois lê a piada para o resto da turma. Recomendo corrigir os erros antes de o aluno ler a piada para o resto da turma. 

         Esta ficha que fiz foi para uma turma de dez alunos, recortei cada piada e di um papelinho para cada um. O mais interessante é que eles veem como a gramática serve para coisas divertidas. Também é muito bom trabalhar com os tópicos; piadas de alentejanos, de espanhóis, de brasileiros e de portugueses. Se nós tratarmos o tema com respeito e ensinamos que os tópicos não são a realidade, estas piadas dão muito bom resultado. 

 No meu caso, implicaram-se até os alunos mais tímidos. Tive a oportunidade de explicar algumas diferenças de pronúncia entre o português do Brasil e o português europeu, expressões, etc. Em resumo, foi uma atividade rápida, divertida e efetiva. Espero que gostem! 

 Podem descarregá-la AQUÍ

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...